O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
Aqui você encontrará dicas de cronograma capilar para cabelos cacheados, crespos, ondulados e em transição
A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter um cronograma de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.
A umectação capilar nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. É um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas e demais fatores. A umectação é uma etapa da nutrição. Este tratamento é ideal para todos os tipos de fio, especialmente cabelos crespos e crespíssimos, cacheados e em transição.
Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é o Cronograma de Reconstrução. O tratamento age na reposição de proteína aos fios, especialmente queratina.
Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.
A Queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.
Aqui, a gente lista uma agenda de cuidados que vão recuperar a saúde dos fios.
Para promover o crescimento capilar, é necessário investir em um cronograma focado em nutrição para estimular a circulação sanguínea.
A ordem do cronograma capilar é a seguinte: hidratação, nutrição e reconstrução. O que varia é a quantidade de tratamentos feitos, a depender das necessidades do cabelo.
É necessário observar o estado dos fios para determinar qual etapa do cronograma capilar precisa ser feita. Em geral, fios ressecados precisam de hidratação, enquanto cabelos fracos e sem vida podem se beneficiar da nutrição. Já os cabelos quimicamente tratados, fragilizados e com quebra excessiva precisam caprichar na reconstrução capilar.
Sim, pois o comprimento dos fios cacheados e crespos possuem maior tendência ao ressecamento. Dessa forma, intercale corretamente as etapas do cronograma e lave a raiz dos cabelos com um shampoo detox, específico para controlar a oleosidade excessiva dessa região.
Embora as etapas de nutrição e umectação tenham como único objetivo nutrir os cabelos, são dois tratamentos diferentes. A nutrição pode ser feita com máscara nutritiva ou óleo, e a umectação pode ser realizada com óleos vegetais ou minerais.
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades que os cabelos apresentam. Dessa forma, não há para onde correr, se fios precisam de água é necessário fazer hidratação, se estão opacos e precisam de lipídios, é preciso fazer nutrição, e se estão quebradiços é de uma boa reconstrução que eles precisam.
De maneira geral, o ciclo do cronograma capilar é fechado dentro de 4 semanas. Os efeitos podem ser sentidos a partir do fechamento do primeiro ciclo de cuidados intercalados, sendo os resultados intensificados com a contínua sequência do tratamento.