Nevou no cabelo masculino? 5 cuidados antes de descolorir o cabelo
Por #TODECACHO
por Talitha Benjamin
Você já se deparou com fios ressecados, quebradiços e sem vida? Então você sabe como pode ser ruim ter que lidar com cabelos danificados e, principalmente, não saber como recuperá-los de forma eficaz e rápida. Afinal, entre inúmeros tratamentos capilares, é difícil saber qual deles é o mais indicado para o seu tipo de cabelo, […]
Você já se deparou com fios ressecados, quebradiços e sem vida? Então você sabe como pode ser ruim ter que lidar com cabelos danificados e, principalmente, não saber como recuperá-los de forma eficaz e rápida. Afinal, entre inúmeros tratamentos capilares, é difícil saber qual deles é o mais indicado para o seu tipo de cabelo, […]
Você já se deparou com fios ressecados, quebradiços e sem vida? Então você sabe como pode ser ruim ter que lidar com cabelos danificados e, principalmente, não saber como recuperá-los de forma eficaz e rápida. Afinal, entre inúmeros tratamentos capilares, é difícil saber qual deles é o mais indicado para o seu tipo de cabelo, ainda mais se tratando de cachos e crespos. O botox capilar, por exemplo, é um tratamento muito comentado, mas poucas pessoas sabem exatamente como ele funciona, e em qual momento ele é o mais indicado.
Apesar de ser associado ao procedimento estético facial, o botox também dá nome a um tratamento capilar que, mesmo não utilizando a mesma substância, também proporciona um efeito renovador aos cabelos. Pode ser realizado em todas as curvaturas, porém, as cacheadas e crespas costumam adotar o botox para diminuir o volume e reparar danos nos fios.
Fica com a gente e continue lendo para descobrir mais sobre o procedimento capilar:
O botox capilar é um tratamento que tem como objetivo a reposição da massa capilar, reconstruindo a fibra e selando as cutículas dos fios. A substância utilizada é formada por um mix de nutrientes, hidratantes, colágeno e queratina que “preenche” o fio, reparando os danos mais severos que fazem com que o cabelo fique fraco e quebradiço.
Este procedimento é apelidado de “botox” graças a sua capacidade de preenchimento e selagem capilar, que tem efeito redutor de volume e de frizz, dando uma aparência renovada aos cabelos. Apesar disso, o botox capilar não leva a toxina botulínica em sua composição.
Popular entre as cacheadas e crespas, o botox capilar traz diversos benefícios para a saúde dos fios. Veja alguns deles:
Se você busca uma forma mais definitiva de ter fios alinhados e sem frizz, o botox capilar pode ser o seu aliado.
Cabelos danificados tem como característica principal a fragilidade da fibra capilar. Os nutrientes e proteínas presentes no botox capilar agem para preencher os fios, dando força e resistência, e selando as cutículas, garantindo brilho e uma aparência saudável à eles.
Além de recuperar os fios danificados através do preenchimento da fibra, o botox também contém ativos hidratantes e nutritivos que ajudam a melhorar o aspecto dos fios, combatendo o ressecamento e a desnutrição, dando vida e maciez aos cabelos.
Se você tem fios cacheados e crespos, é possível que você já tenha ouvido falar sobre o botox capilar. Isto porque este procedimento ainda é envolto em diversos mitos, e um deles tem a ver com a quantidade de química presente neles e se podem ou não alisar os fios. A primeira coisa que você deve saber é que o uso do botox é seguro e não apresenta riscos para os fios cacheados.
O botox não possui químicas alisantes que possam alterar a estrutura dos fios cacheados e crespos, ao contrário dos alisamentos. O que acontece é que o efeito do botox pode alterar a estrutura dos fios mais ondulados, diminuindo a curvatura, o volume e o frizz. No entanto, este efeito é temporário, e não compromete os fios de forma definitiva.
Apesar de ser seguro e não conter química, o botox capilar só pode ser aplicado com a consulta de um profissional, que irá realizar os devidos testes para evitar reações adversas ou alérgicas ao produto.
O botox capilar não é procedimento permanente, portanto, ele tem um tempo de duração limitado, que vai depender do comprimento, da curvatura e dos cuidados realizados no fio pós-procedimento. Veja algumas dicas de como fazer o botox durar mais tempo:
– Mantenha os cuidados capilares: invista em um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução.
– Evite usar água quente: ela abre as cutícula capilares e diminui o efeito do botox;
– Aposte nas receitinhas caseiras com ingredientes naturais, assim, você garante que nenhuma substância interfira no efeito do botox;
– Os efeitos do botox são ativados com as ferramentas de calor, no entanto, não se esqueça do protetor térmico, para evitar que os mesmo danifiquem os fios.
Ainda tem dúvidas sobre o uso do botox capilar? Veja abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes quanto ao uso deste procedimento.
O botox capilar não apresenta riscos para os cabelos, mas certifique-se de fazer o procedimento com um profissional.
A composição do botox capilar varia de acordo com o fabricante: enquanto eles não levam formol, alguns produtos podem trazer uma pequena quantidade da substância em sua composição. Por isso, é importante realizar o procedimento com um profissional de confiança e perguntar sobre o produto utilizado.
O efeito do botox varia de acordo com o comprimento, a curvatura e o produto utilizado, mas, em média, você poderá notar os efeitos do procedimento durante 30 dias.
O botox pode ser reaplicado assim que os efeitos forem deixando de serem notados nos cabelos, em
Todo e qualquer procedimento capilar em gestantes e lactantes, incluindo o botox capilar, precisa ser realizado com a autorização médica.
Não existe restrição de tempo para realizar a primeira lavagem depois da aplicação do botox, mas o ideal é esperar ao menos 24 horas para garantir a eficácia do produto.
Quer saber mais sobre outros procedimentos e cuidados capilares além do botox capilar? Veja nossas matérias sobre a terapia capilar, a cauterização e os melhores produtos para testar nos fios cacheados e crespos.